Escolha uma Página

8 Dicas Práticas para Inovar em seu Negócio

 

Antes de iniciar, é preciso dizer que todo mundo pode ser inovador, todo mundo é capaz de inovar. Não há restrições de escolaridade, profissão ou crença. Todo mundo consegue inovar, basta se esforçar.

 

Sim, se esforçar. Inovar é trabalhar duramente por meses, anos ou até décadas.

 

E não existe momento “eureca”, aquele momento em que instantaneamente a ideia surge na sua cabeça, isso é um mito.

 

E para desmistificar isto, segue dois vídeos de uma autoridade no assunto inovação e capacidade de ter boas ideias.

Estes vídeos são resumos do livro ”De onde vem as boas ideias”, de Steven Johnson. Recomendadíssimo.


 

 

Agora que já desmitificamos a inovação e a trazemos para um patamar em que todos podem inovar, vamos definir de uma forma simples o que é inovação.

 

Inovação é entregar valor para seu cliente de uma forma melhor. Geralmente, é entregar valor com mais qualidade, rapidez e menor preço.

Em suma, inovar é fazer MAIS com MENOS.

Aqui pode trocar a palavra “entregar valor” por “resolver um problema de uma forma melhor”, “sanar uma dor do cliente”, etc.

 

Conceito explicado vamos agora às 8 Dicas Práticas para Inovar no seu Negócio.

 
 
 

1. Foco nas dores do cliente

8 Dicas Práticas para Inovar no seu Negócio
 

Um grande problema das empresas é partir de uma série de premissas sem consultar seu cliente para saber se suas premissas são realmente o que vai sanar as dores do cliente.

Pensamentos do tipo:

  • Meus clientes são assim e assado.
  • Não preciso consultar meu cliente, eu sei que ele quer assim.
  • Para quê fazer pós-venda? Para gente arrumar mais problema para resolver? O cliente já pagou a gente.

São estes pensamentos que causam muita dor de cabeça e grande insatisfação de seus clientes (ou ex-clientes).

 

Portanto, para saber qual a dor, problema, dificuldade do seu cliente, é preciso: ouvir seu cliente. Simples, não?

Simples é, mas não é fácil.

 

Por isto, quero te apresentar uma metodologia incrível chamada: Canvas da Proposta de Valor.

Ela é uma grande ferramenta para te ajudar a compreender profundamente o seu cliente e criar produtos e serviços que se conectam diretamente aos seus desejos. É uma metodologia criada por Alexander Osterwalder e está em forma completa em seus dois livros (também recomendados):

  • Inovação Em Modelos de Negócios – Business Model Generation
  • Value Proposition Design – Como Construir Propostas de Valor Inovadoras

É um simples quadro que te ajuda e enxergar melhor quais são as dores, sonhos e as tarefas do seu cliente e como o seu produto pode aliviar as dores, ajudar a realizar os sonhos e auxiliar na execução de suas tarefas.

 

Vou deixar disponível no final deste artigo o Quadro Canvas Proposta de Valor, totalmente gratuito.

 

Este é um material pratocamente OBRIGATÓRIO para qualquer empreendedor, profissional ou estudante.

 
 
 

2. Inspiração em outros setores

8 Dicas Práticas para Inovar no seu Negócio
 

Por que não olhar o que empresas de outros setores estão fazendo?
Entender como funciona o modelo de negócios, as características do produto e como você pode usar isto em seu negócio (de forma adaptada, é claro).

 

Eu já mencionei em um outro artigo, Como ter uma empresa de sucesso, dando o exemplo do Henry Ford, de como ele percebeu que o processo de corte de carne de frigorífero poderia ser adaptado a uma montadora de automóveis. Para você ter uma ideia, esta implementação foi a base da Segunda Revolução Industrial.

 

O processo de padronização da linha de montagem foi tão intenso, padronizando cada etapa do processo, cada atividade, fazendo uma repetição perfeita, que o Henry Ford disse a seguinte frase: “O cliente pode ter o carro da cor que quiser, contanto que seja preto”.

 
 
 

3. Não pense só em produtos, mas no negócio todo

8 Dicas Práticas para Inovar no seu Negócio
 

Muitas vezes quando pensamos em inovação, logo imaginamos a criação de um novo produto ou serviço. Contudo é importante pensar que inovação, não é apenas em produto, mas também é no processo ou modelo de negócios.

 

Ou seja, as vezes você ainda pode entregar o mesmo produto que seu concorrente, mas talvez entregue mais rápido e mais barato.

 

Vamos a alguns exemplos:

 

WiseUp – Inglês para Adultos

Para mim este é um dos maiores casos de sucesso do Brasil. Flávio Augusto (fundador) percebeu uma grande oportunidade: os cursos de inglês tradicionais demoravam vários anos, a pessoa tinha que estudar 5, 6, 7 anos para ter boa uma capacidade de escrita, fala e escuta. Este modelo é muito bom para crianças e adolescentes onde possuem tempo para estudar e vão atingir o auge no curso no início da vida adulta (por volta dos 20 anos). Porém, para o profissional que já passou dos 30 anos, que está estagnado no seu emprego e precisa de solução rápida conseguir se comunicar em inglês, a solução tradicional não é válida.

 

Foi aí que houve a inovação, ele criou um modelo de negócios focado nesse público, primeiro ele ouviu as dores do cliente que é: precisa de agilidade para aprender inglês, e montou um curso de 18 meses que garante o essencial para um profissional se comunicar.

 

Apenas com essa ideia e uma grande execução, conseguiu se tornar um dos maiores players do mercado, seu negócio chegou a valor R$ 1 bilhão.

 

McDonald’s – Tempo é Dinheiro

A rede de fast-food foi um grande exemplo de inovação para sua época. Os irmãos Rick e Maurice McDonald criaram maneiras de fazer MAIS com MENOS.

A primeira delas foi reduzir o cardápio de mais de 20 itens para somente 3: hambúrguer, batata frita e refrigerante. Os demais itens não geravam vendas expressivas, sendo então retirados, onde somente os que possuíam maiores receitas foram mantidos.

Sua cozinha funcionava como uma linha de montagem fordista, onde cada cozinheiro realizava somente uma função, se tornando especialista na sua tarefa e, consequentemente, economizando tempo. Assim, os lanches ficavam prontos em somente 30 segundos.

Por fim, substituíram o clássico modelo da época onde os clientes eram servidos em seus próprios carros por garçonetes. Agora, o cliente iria buscar seu lanche no balcão da lanchonete, sendo servidos em embalagens descartáveis.

 
 
 

4. Mapeie seus pontos Fortes e Fracos

8 Dicas Práticas para Inovar no seu Negócio
 

Um outro ponto importante é mapear seus pontos fortes e fracos para se ter uma melhor orientação para inovação. É mais fácil inovar em um assunto que domina, não é mesmo? Ou em um alguma coisa que seu negócio é melhor que os demais.

 

Se o seu negócio possui uma grande força, em que o diferencia dos demais é mais fácil buscar uma inovação nessa área, do que em outra que não seja seu forte. Atenção: isto não quer dizer que você tem que negligenciar os pontos fracos, eles precisam ser melhorados e gerenciados.

 

Para te ajudar a fazer uma boa análise, te apresento a metodologia chamada: Análise SWOT ou FOFA (em português).

 

Análise SWOT ou FOFA é uma ferramenta utilizada para análise de cenário (ou análise do ambiente), sendo usada como base para gestão e planejamento estratégico de uma empresa. Contudo pode ser utilizada em QUALQUER tipo de análise, eu mesmo utilizo na minha vida pessoal.

 

Caso se interesse mais sobre o assunto, tenho um artigo no qual ensino a fazer um planejamento estratégico do início ao fim: Planejamento Estratégico: Guia Completo.

 

Voltando a SWOT, é uma sigla em inglês e um acrónimo de Forças (Strengths), Fraquezas (Weaknesses), Oportunidades (Opportunities) e Ameaças (Threats). Sintetizando nesta simples imagem:

8 Dicas Práticas para Inovar no seu Negócio

Ficou interessado?

Vou deixar disponível no final desse arquivo uma planilha para Análise SWOT, totalmente gratuita.

 

5. Método: Tentativa e Erro

8 Dicas Práticas para Inovar no seu Negócio
 

Parece óbvio, mas pouca gente faz.

Porque é muito raro a sua ideia de novo produto ou modelo de negócio se encaixar perfeitamente à necessidade do cliente. Na prática, você vai ajustando e melhorando com o tempo, ou as vezes sequer ajuda o cliente.

 

Portanto, é importante que você estabeleça uma lista de tentativas e erros de melhorias e mudanças na sua ideia, até você acertar. Vi este comportamento em muitos empreendedores americanos que possuem um processo de teste de novas ideias incrível.

 

Geralmente começam com alguma premissa, alguma ideia em que acreditam que irão resolver algum problema do cliente. Fazem alguns estudos e pesquisas para checar suas premissas, caso confirme vão para os testes, desenvolvem um MVP (Minimum Viable Product ou Produto Viável Mínimo) e fazem o teste. Assim que feito o teste, colhem os resultados e analisam.

MVP é uma metodologia bastante difundida por Eric Ries em seu livro A Startup Enxuta, também recomendadíssimo.

 

6. Conecte sua ideia

8 Dicas Práticas para Inovar no seu Negócio
 

Como foi citado anteriormente, vimos a importância de conectar sua ideia, portanto, é importante que você crie formas de compartilhá-las com outras pessoas. Pode ser qualquer pessoa, não precisa ser especialista na área (as vezes é recomendável que não seja).

 

Em sua empresa, você pode criar reuniões para explorar novas soluções em problemas. Uma dica é a o brainstorming, ou em português, algo como “tempestade de ideias“. Basicamente você marca uma reunião com horário de início e de fim, apresenta o problema e deixa as pessoas se expressarem livremente para tentar colher alguns resultados. É importante que no fim dessas reuniões seja levantado algumas ações rumo a solução, estabelecendo prazos e responsáveis para executar as ações.

 

Nem sempre você irá encontrar as respostas em uma reunião, pode levar várias, mas o importante é criar esse tipo de cultura de debate.

 
 
 

7. Compartilhe suas dores

8 Dicas Práticas para Inovar no seu Negócio
 

Da mesma forma que é importante ouvir as dores do cliente, você também pode ouvir as dores de seus colegas de trabalho. Por isso, agende reuniões para você e seus colegas de trabalham apresentarem seus problemas no trabalho. Estimule cada um trazer algum problema que possui, mesmo que este problema já tenha resolução. Às vezes, apresentado o problema para pessoas de departamentos diferentes, surgem ideias para resolvê-lo de uma forma mais simples e menos dolorosa aquele problema.

 

Atenção: toda reunião precisa ter um propósito, uma pauta, uma hora de começar e terminar. Estabeleça tempo para cada assunto e, se determinado assunto está extrapolando o tempo, pause-o e deixe-o para uma outra reunião, talvez uma reunião SÓ para ele. Mas nunca saia da programação de sua reunião.

 

Nota mental: fazer um artigo com dicas para fazer uma reunião produtiva e estimulante. Me cobrem, por favor.

 
 
 

8. Alternância de cargos

8 Dicas Práticas para Inovar no seu Negócio
 

Já vi esse método acontecer em grandes empresas, geralmente a nível de gestores. O que acontece é o seguinte: gestores de áreas diferenças fazem rodízios de cargos para aprenderem a rotina, os problemas e as soluções do outro setor.

 

Isto tem um efeito muito positivo na organização: melhora a harmonia e a comunicação entre os setores.

 

Mas cuidado ao fazer este tipo de troca! Alguns colaboradores podem ser essenciais para o funcionamento daquele setor. Talvez a sua ausência pode causar um grande desequilíbrio e vários problemas. Então, faça isso com cuidado e planejamento, ok?

 

Por fim, gostaria de agradecer imensamente a sua leitura até aqui, continue a leitura que tenho uma oportunidade para você.

 
 
 

Oportunidade de Crescimento

8 Dicas Práticas para Inovar no seu Negócio
 

Para te ajudar ainda mais a ter uma empresa de sucesso, quero te apresentar uma produto que desenvolvi.

É um produto específico para que os pequenos empreendedores possam sobreviver e prosperar na crise.

Se chama: EconoSimples.

8 Dicas Práticas para Inovar no seu Negócio

Um método simples e exclusivo para te ajudar a reduzir seus gastos e te ajudar a aumentar o seu lucro.

Acesse o link e confira: www.EconoSimples.com.

 

Eu não consigo fazer mágica e salvar sua empresa à distância, mas posso te ajudar a: levantar e identificar os seus gastos e fazer um controle rigoroso para conseguir reduzi-los.

 

É fazer MAIS com MENOS, mantendo a qualidade.

 

Por fim, te desejo muita Inovação, Liderança e Gestão!

E chega de culpar o mercado, governo e outros. Assuma as rédeas de sua vida e do seu negócio.

Felicidades e Sucesso!

 
 
 

P.S.:
Utilize o espaço abaixo para enviar dúvidas, comentários e sugestões.
Estou à disposição e irei responder com maior prazer.

 

Caso tenha gostado desse conteúdo e queria fazer parte de uma lista exclusiva de empreendedores e profissionais que querem fazer a diferença. Informe seus dados no formulário abaixo para receber em primeira mão cada novo conteúdo. É gratuito e sempre será.

8 Dicas Práticas para Inovar no seu Negócio
Carregando...
8 Dicas Práticas para Inovar no seu Negócio
8 Dicas Práticas para Inovar no seu Negócio
8 Dicas Práticas para Inovar no seu Negócio

Thiago Terra

Consultor de Empresas

Administrador pela PUC Minas, atua há 8 anos como consultor de empresas em experiência em controles e indicadores financeiros, gestão de processos, plano de negócios e viabilidade econômico-financeira. Também é instrutor de Excel com ênfase em negócios e finanças há 11 anos.

Faça seu comentário

perguntas e respostas no total.

Tenha Resultados Incríveis

Tenha Resultados Incríveis!

Receba artigos, dicas, tutoriais de como melhorar seus resultados e aumentar sua performance.

Totalmente exclusivo e gratuito!


Inscrito com sucesso!