Escolha uma Página

A importância da consultoria

 

Nas primeiras décadas do capitalismo, a principal preocupação dos empreendedores era a maximização dos lucros e diminuição dos custos, não importando as formas utilizadas para conseguir tal objetivo, sem utilização de método, gestão ou estratégias mais elaboradas. Felizmente esse cenário foi mudando gradualmente e, hoje, temos inclusive serviços destinados à melhoria da gestão como a consultoria em gestão empresarial.

 

A gestão empresarial tornou-se o grande diferencial entre as organizações e para o próprio mercado. Para empresários que não possuem a qualificação suficiente para elaborar um projeto de gestão que contemple os objetivos da empresa e do mercado.

 

Consultoria é aconselhar, direcionar. É ajudar enxergar o que o empreendedor ainda não vislumbrou. O consultor é uma espécie de psicanalista de negócios. Ele tem uma visão privilegiada em relação à empresa, pois observa tudo de um ângulo diferente.

 

Antes de planejar algo, ele se preocupa com a realidade da sua empresa. Por meio do levantamento de informações, criar diagnósticos para auxiliar na mudança da situação atual. O consultor consegue apontar o potencial que a empresa tem (seus pontos fortes), e ajudar no planejamento feito pelo próprio empresário, orientando-o a se organizar no tabuleiro e a jogar com segurança, sendo criterioso, inovador, inteligente, mas acima de tudo, estrategista.

 

Portanto, não se deve ter receio em consultar com um profissional ou grupo de profissionais, já que a consulta fornecida pode significar o sucesso da carreira ou a sobrevivência da empresa.

 

Todos necessitamos, vez ou outra, de uma consultoria, seja na explicação de um simples extrato bancário, na localização de um endereço ou na elaboração do imposto de renda. Até mesmo os clientes, antes de adquirir um produto, consultam amigos ou outros clientes para opinar a respeito. Na empresa e na vida profissional não é diferente.

 

Por isso, caso esteja em dificuldades, mova-se rápido para não criar uma bola de neve e lembre-se que a consultoria para um empreendedor antenado pode representar oportunidade de diversificação e de reformulação com o aconselhamento correto.
A importância da consultoria

Guilherme Augusto

Gestão de Conhecimento na Falconi Consultoria

Estudante de Economia na PUC Minas, Ex-Diretor de Projetos na PUC consultoria Jr. sendo o implementador da metodologia de gestão de projetos em 10 passos, possui experiência de mais de três anos em inteligência de mercado em análises para construção civil e consultoria onde atua atualmente. Participou do curso “Project Management: The Basics for Success na Universidade da Califórnia, Irvine”

Faça seu comentário

perguntas e respostas no total.

Tenha Resultados Incríveis

Tenha Resultados Incríveis!

Receba artigos, dicas, tutoriais de como melhorar seus resultados e aumentar sua performance.

Totalmente exclusivo e gratuito!


Inscrito com sucesso!