Escolha uma Página

Aprenda: Estratégia não é só para grandes empresas!

 

Qual o maior erro entre os pequenos e médios empreendedores? Em quase a totalidade dos casos: a falta de planejamento!
 
Pode parecer trivial, mas a maioria dos tomadores de decisão em pequenas empresas, simplesmente não tem definido de forma clara alguns questionamentos chave para o desenvolvimento orgânico de uma empresa.
  • O que a empresa faz?
  • Como a empresa faz?
  • O que a empresa quer ser?
  • Onde a empresa quer chegar?
  • Como a empresa quer chegar lá?
 

Em geral, os empreendedores dão pouca importância a essas definições e se preocupam única e exclusivamente em vender, afinal de contas, é o que vai garantir o pão nosso de cada dia.
No curto prazo estão certíssimos, mas é no médio e longo prazo que a seleção natural do mercado (momentos de crise econômica, oscilações de custo, mudanças climáticas, inovações no mercado) cobra a sua conta e apenas os mais preparados sobrevivem.
 
São estas perguntas que irão dar um suporte para uma infinidade de medidas e planos de ação, com estas definições é possível delimitar o posicionamento da empresa no mercado, analisar suas forças, fraquezas, ameaças, oportunidades e traçar um objetivo a ser alcançado, que deve ser desdobrado em planos de ação, com suas respectivas metas, cada uma contribuindo para viabilizar um objetivo e uma meta maiores.
 
Uma empresa que não possui identidade e objetivos claramente estabelecidos, é uma empresa sem estratégia, sem visão, ou uma empresa manca como dizemos informalmente.
Isso porque uma pequena empresa precisa ter bem estruturada 3 grandes bases: Financeiro, Estratégia e o seu Comercial.
 
Sem um financeiro estruturado, não há organização para saber em que patamar a empresa se encontra e se há espaço para melhorias.
 
Sem um bom comercial, não há vendas e sem vendas não há empresa que sobreviva.
 
Mas sem estratégia, a empresa está perdida e sem um rumo, um caminho por onde seguir e orientar-se e sujeita a qualquer tipo de imprevisibilidades.
 
Por isso, é importante para o empreendedor ter uma pausa e refletir, como um comandante de uma embarcação, você está guiando seu navio pelo mar ou está deixando a correnteza levar a você e a todos?

 
 

Aprenda: Estratégia não é só para grandes empresas!

Ariel Marques Villarroel

Consultor de Empresas

Estudante de Economia da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, ex-presidente da PUC Consultoria Jr., atua como consultor de empresas, tendo participado em projetos de diversos segmentos nas maiores empresas do país.

Faça seu comentário

perguntas e respostas no total.

Tenha Resultados Incríveis

Tenha Resultados Incríveis!

Receba artigos, dicas, tutoriais de como melhorar seus resultados e aumentar sua performance.

Totalmente exclusivo e gratuito!


Inscrito com sucesso!