Escolha uma Página

As Características VERDADEIRAMENTE Essenciais para ser um Grande Líder

 

Da mesma forma que iniciei o artigo: 8 Dicas Práticas Para Inovar, eu digo que todo mundo é capaz de liderar, todos somos capazes de exercer uma liderança eficaz e levar a equipe rumo a resultados sólidos e consistentes.

 

Da mesma forma que já falei sobre empreendedorismo e inovação que são habilidades que todos podemos ter, liderança também é uma delas. Muitas pessoas pensam: “ah, mas o fulano é líder nato, sempre liderou”. Isso é um mito, ninguém nasce pronto, vamos nos fazendo a cada dia.

 

A primeira coisa que você precisa é: querer ser líder.

Nem todo mundo quer liderar e está tudo bem não querer ser líder.

 

Então vou apresentar características essenciais que levantei em vários estudos que realizei e posteriormente alguns estudos que achei ser interessante para este artigo.

 

Vamos lá e conhece agora as:

As Características VERDADEIRAMENTE Essenciais para ser um grande Líder

 

Autoconhecimento

As Características VERDADEIRAMENTE Essenciais para ser um Grande Líder
 

Provavelmente é a mais importante de todas, você precisa se conhecer para saber liderar. Esta pergunta foi feita aos 75 membros do conselho consultor da Stanford Graduate School of Business qual a capacidade mais importante a ser adquirida por líderes, a resposta foi quase unânime: autoconhecimento.

 

Principalmente em início de carreira líderes estão constantemente empenhados em se estabelecer no mundo que sobra pouco tempo para auto exploração. Contudo, mesmo com sucesso se você não tiver um grande autoconhecimento seu sucesso não se sustenta.

 
 

Seja Genuíno, seja Autêntico

As Características VERDADEIRAMENTE Essenciais para ser um Grande Líder
 

Se você é daquelas pessoas que estuda PNL (programação neurolinguística) e acreditam que podem ser falsos e que basta usar um conjunto de técnicas para convencer as pessoas a fazerem as coisas para você, vou te dizer: isto não se sustenta, em breve as pessoas irão te conhecer e saberão que você não é digno da confiança delas, e quando chegar neste ponto: acabou, não tem mais volta (talvez tenha com um esforço 10x maior do que fosse feito sendo honesto logo no início).

 

Você precisa entender o seguinte: NINGUÉM É PERFEITO. Líder também erra e erra muito, então saiba dizer as palavras mágicas: “desculpe-me, mas eu estava errado e você certo”.

 

Um líder de verdade se deixa ser vulnerável, sim vulnerável! Não seja uma rocha, sem emoções, ou que pelo menos aparenta suportar grandes tensões. Seja vulnerável, se abra para as pessoas e diga de peito aberto o que sente sobre o seu trabalho, sobre o trabalho de seus colegas, seja honesto.

 

Para você que não “comprou” essa ideia de ser vulnerável, não vou tentar te convencer, vou te apresentar um vídeo de uma especialista no assunto que fez uma apresentação sobre isto no TED Talks.

 


 

Resumindo: seja você mesmo e se permita ser vulnerável, você irá descobrir quantas coisas maravilhosas irão acontecer em sua vida.

 
 

Humildade

As Características VERDADEIRAMENTE Essenciais para ser um Grande Líder
 

Você percebeu que não disse nenhuma característica como: pensar diferente, saber se comunicar bem, saber delegar bem as atividades, ser organizado? Isto tudo é secundário, é importante, mas é secundário. Se você praticar estas características que estou passando para você, eu te garanto: sua vida vai se transformar no aspecto profissional e pessoal.

 

Pois bem, a humildade é desencadeada pela primeira e segunda características citadas, no fundo você verá que estas características convergem para um único caminho.

 

Aqui vai a definição de humildade: virtude caracterizada pela consciência das próprias limitações; modéstia, simplicidade.

Percebeu que tem muito autoconhecimento aí?

E uma pessoa que está praticamente a humildade está sendo genuína também.

 
 

Altruísmo

As Características VERDADEIRAMENTE Essenciais para ser um Grande Líder
 

Altruísmo é a tendência ou inclinação de natureza instintiva que aguça o ser humano à preocupação com o outro. Evitando-se assim a ação antagônica dos instintos naturais do egoísmo. Esta definição eu tirei da Wikipédia, para quê quebrar miolos se alguém já faz algo tão sucinto e bem escrito?

 

Pois bem, as pessoas (nós) gostamos de se sentir pertencente a um grupo, isto é, desde períodos tribais até os dias de hoje, somos seres que sempre vivemos em grupo, pois assim teremos mais chances de sobreviver em uma floresta cheio de perigos.

 

E o que diabos pertencer a um grupo tem a ver com altruísmo? Ora bolas, tudo!

 

Um verdadeiro líder se preocupa com toda a sua equipe, procura entender os problemas que cada um está passando e propõe formas de resolver, chegam a se prejudicar para proteger a sua equipe.

 

Vou te contar um caso de liderança que passei:

Estava no início de minha jornada profissional e fazia implementação de software ERP, visitava empresas e capacitava os funcionários. O problema é que eu NUNCA tinha sido treinado para operar o danado do software, como sou bastante familiarizado com tecnologia eu absorvo muito rápido e já posso treinar uma pessoa com agilidade (isto não é talento, ganhei meu primeiro computador com 10 anos de idade, comecei a programar aos 14 e fiz um curso técnico de montagem e manutenção também aos 14 anos, está vendo que tudo na vida leva tempo?)

O ocorre é: implantar ERP não basta entender de tecnologia, tem que entender sobre gestão, modelo de negócios do cliente e o segmento em que está inserido. Um conhecimento deste leva-se anos para ser adquirido. Este foi o problema, certo dia o cliente liga para a empresa e faz várias reclamações sobre mim, falando que não sei o que estou fazendo, que sou muito novo para fazer o que estava fazendo e desejam um profissional mais experiente. Cliente está corretíssimo em solicitar isto, contudo nem todas as pessoas são educadas e sabem dialogar, no caso tanto o cliente e o diretor da empresa eram pessoas um pouco… – como eu posso dizer de uma forma educada – eram pessoas ríspidas.

Antes do diretor vim falar comigo e ser grosseiro comigo, meu chefe (lê-se líder) interviu e me protegeu, serviu de escudo e eu não recebi NADA. Ele simplesmente levou todas as pancadas.

E o que o meu chefe fez comigo depois? Conversou comigo da forma que deveria ser feito, disse que eu não era atender cliente sem eu ter segurança do que estaria fazendo e que eu iria visitar clientes mais vezes com ele para ir aprendendo.

 

Agora você me responde: não dá vontade de ter um chefe assim?

Agora eu te pergunto: porque VOCÊ não poder ser um chefe assim?

 

Essa postura me lembra de um pai (ou mãe) protegendo seu filho. E esta deve ser a postura de um líder. O líder se sacrifica para proteger seus colaboradores e quando ele faz, os colaboradores também se sacrificam por ele.

Pessoas da postura do meu ex-chefe são raras e geralmente são as mais bem pagas.

Para concluir vou deixar um vídeo excepcional falando um pouco mais sobre isto.

 


 
 

Olhe para frente, sempre para frente

As Características VERDADEIRAMENTE Essenciais para ser um Grande Líder

Quando você é líder, é importante sempre olhar para frente e entender quais são as peças do tabuleiro e não apenas prever o próximo movimento, mas fazê-lo!

Então eu te passo 3 simples perguntas que foram feitas por Roselinde Torres que também apresentou no TED Talks.

  • Para onde você está olhando para antecipar a mudança?
  • Qual é a diversidade de seu network?
  • Você é corajoso o suficiente para abandonar o que te fez bem-sucesso no passado?

Para onde você está olhando para antecipar a mudança?

Muitos chefes estão cegos, olhando apenas para seu próprio umbigo se achando superestrelas do gerenciamento, mas esquecem de ser humilde e de sempre olhar para frente e saber o que está acontecendo no seu mercado. E é muito fácil enxergar isto quer ver?

 

Uber: seu fundador nunca trabalhou em nenhuma empresa automobilística, teve a ideia quando estava em uma fila para pegar táxi.

Nubank: é considera uma das maiores fintech’s do mundo e possuem apenas uma ideia simples: um cartão de crédito sem tarifas e um atendimento humanizado.

Onde estavam os diretores, CEO’s das grandes montadoras e dos grandes bancos que não tiveram essa ideia simples e óbvia? Eles vivem este mundo todos os dias, e por que não tiveram essas ideias? Será que estavam olhando para frente?

 

Qual é a diversidade de seu network?

Esta questão é a respeito de sua habilidade de ser relacionar com pessoas muito diferentes de você. Pois se relacionar com quem você já está acostumado é fácil e você sabe por onde ir.

As diferenças podem ser biológicas, políticas, econômicas, sociais, entre outras.

E se mesmo assim se elas conectarem com você e confiam o bastante para colaborarem com você na realização de um objetivo comum, parabéns você é um líder.

Grandes líderes entendem que ter um grupo mais diversificado é uma grande fonte de identificação de padrões e de resoluções de problemas. Simplesmente porque pessoas diferentes pensam diferente de nós.

 

Você é corajoso o suficiente para abandonar o que te fez bem-sucesso no passado?

Já falei em outros artigos e agora vindo de uma especialista só reforça o meu argumento: o sucesso do passado não garante sucesso do futuro.

E grandes líderes não falam apenas de correr riscos, eles correm riscos efetivamente.

E cuidado! Correr RISCO é diferente de correr PERIGO.

Perigo: é algo que você está fazendo SEM planejamento.

Risco: é algo que você está fazendo COM planejamento.

Viu a diferença? Grandes líderes assumem riscos, nunca perigo!

 

Não vou dar tantos exemplos, mas apenas para não passar em branco, a história do Elon Musk (o Tony Stark do mundo real) fundador da Tesla, SpaceX, SolarCity e Neralink. Para você ter uma ideia a Tesla é uma montadora de carros elétricos e superinteligentes e seu valor de mercado JÁ ULTRAPASSOU A FORD, a Ford vendeu em 2016 6,7 milhões de veículos, enquanto a Tesla vendeu 76 mil unidades. O que será que a Tesla está fazendo que a fez ter um valor de mercado maior que a Ford? Vale a pena saber, não vale?

 

Pois bem, ele também é um dos fundadores do Paypal. Ele vendeu sua parte ficando com um patrimônio de uns 200 milhões de dólares, é uma excelente quantia para você comprar uma ilha e ficar lá curtindo a vida para sempre. Mas ele não quis, ele tinha uma ideia de colonizar Marte, olha que pessoa MALUCA. Colonizar um PLANETA. Pois bem ele pegou a METADE e fundou a SpaceX e a outra metade e fundo a Tesla.

 

Que pessoa que faria isto? Pegaria todo o seu dinheiro para: abrir uma empresa de foguetes espaciais e outra empresa de automóveis para competir com Ford, GE, FIAT, Volkswagen, Honda?

 

Pois é, ele fez e deu muito certo. Porque ele está sempre olhando para frente e soube correr riscos.

 

Agora retornando à pergunta:

Você é corajoso o suficiente para abandonar o que te fez bem-sucesso no passado?

Você é corajoso para afundar o seu barco, o seu produto que é um cartão de crédito que possui uma anuidade de R$ 400 por ano, por um produto gratuito?

Percebeu que não é uma decisão fácil?

Mas que vemos como uma decisão necessária? Sim necessária, porque cartões de crédito com anuidade irão acabar, junto com taxas de manutenção de contas bancárias. Só precisa aumentar acessibilidade dos produtos gratuitos para a população. É só uma questão de tempo.

 

Por fim eu finalizado com o vídeo da Roselinde Torres e sua apresentação no TED Talks.


 
 

Bônus: Aprenda a motivar sua equipe

As Características VERDADEIRAMENTE Essenciais para ser um Grande Líder

Você percebeu que eu não disse características como: ser competente, dar resultados na empresa, saber trabalhar em equipe e coisas similares.

 

Eu não disse porque, sem isto você sequer trabalho. Isto é obrigatório para QUALQUER subordinado ou líder.

 

E é meio óbvio, não é? Se você ganha um salário de R$ 2.000, você precisa no MÍNIMO gerar para a empresa R$ 2.000, só para a empresa conseguir te manter. Ideal que seja 3 a 5x mais do valor que ganha. E não precisa ser necessariamente em vendas, muita das vezes um bom colaborador do setor financeira consegue evitar milhares de reais de inadimplência, fazendo seu salário valer a pena.

 

Pois bem, além das Características VERDADEIRAMENTE Essenciais para ser um grande Líderquero, quero encerrar com um estudo de um sobre os reais fatores que motivam as pessoas, também no TED Talks, quem apresenta é Dan Pink.

 

A sua apresentação é bastante polêmica, eu mesmo apresentei para colegas gestores, consultores e houve discussões bastante calorosas.

 

Houve pelo seguinte fato:

  • Recompensas financeiras, como bônus, comissões sobre vendas NÃO aumentam a produtividade dos colaboradores.
  • Os efeitos na verdade é o contrário!
  • Veja o quanto contra intuitivo que isto é. É ir contra uma cultura inteira do mercado, um modus operante falso.

Quer provas? Assista sua apresentação e também há uma animação para ilustrar melhor o estudo.


 

 
 

Por fim, gostaria de agradecer imensamente a sua leitura até aqui, continue a leitura que tenho uma oportunidade para você.

 
 
 

Oportunidade de Crescimento

As Características VERDADEIRAMENTE Essenciais para ser um Grande Líder
 

Para te ajudar ainda mais a ter uma empresa de sucesso, quero te apresentar uma produto que desenvolvi.

É um produto específico para que os pequenos empreendedores possam sobreviver e prosperar na crise.

Se chama: EconoSimples.

As Características VERDADEIRAMENTE Essenciais para ser um Grande Líder

Um método simples e exclusivo para te ajudar a reduzir seus gastos e te ajudar a aumentar o seu lucro.

Acesse o link e confira: www.EconoSimples.com.

 

Eu não consigo fazer mágica e salvar sua empresa à distância, mas posso te ajudar a: levantar e identificar os seus gastos e fazer um controle rigoroso para conseguir reduzi-los.

 

É fazer MAIS com MENOS, mantendo a qualidade.

 

Por fim, te desejo muita Inovação, Liderança e Gestão!

E chega de culpar o mercado, governo e outros. Assuma as rédeas de sua vida e do seu negócio.

Felicidades e Sucesso!

 
 
 

P.S.:
Utilize o espaço abaixo para enviar dúvidas, comentários e sugestões.
Estou à disposição e irei responder com maior prazer.

 

Caso tenha gostado desse conteúdo e queria fazer parte de uma lista exclusiva de empreendedores e profissionais que querem fazer a diferença. Informe seus dados no formulário abaixo para receber em primeira mão cada novo conteúdo. É gratuito e sempre será.

As Características VERDADEIRAMENTE Essenciais para ser um Grande Líder
Carregando...
As Características VERDADEIRAMENTE Essenciais para ser um Grande Líder
As Características VERDADEIRAMENTE Essenciais para ser um Grande Líder
As Características VERDADEIRAMENTE Essenciais para ser um Grande Líder

Thiago Terra

Consultor de Empresas

Administrador pela PUC Minas, atua há 8 anos como consultor de empresas em experiência em controles e indicadores financeiros, gestão de processos, plano de negócios e viabilidade econômico-financeira. Também é instrutor de Excel com ênfase em negócios e finanças há 11 anos.

Precisa de Ajuda?

Receba conteúdo exclusivo

Inscrevendo agora você receberá conteúdo exclusivo em seu e-mail.

Inscrição realizada com sucesso!