Escolha uma Página
Como vencer o meu competidor? Esta é uma pergunta que paira sobre a cabeça de milhares de gestores e empreendedores que desejam obter vantagem competitiva no mercado ao qual estão inseridos. Essa pergunta pode ser respondida de várias formas, já que sua resolução depende do mercado a ser analisado. Pois bem, e se ao invés de vencer o seu competidor, fosse possível torná-lo irrelevante, ou seja, e se fosse possível estar em um mercado sem concorrentes, onde não houvesse competição, um mercado que chamamos de “oceano azul”.

 

Diferente do oceano vermelho, onde a competitividade é acirrada e as águas são agitadas, em um oceano azul, não há competição, as águas são tranquilas e pode-se nadar calmamente. Um exemplo claro de um oceano azul, que saiu do óbvio e atingiu um novo mercado é a Skol Beats. Ameaçada pelas cervejas artesanais que vem cada vez mais atingindo o mercado cervejeiro, a Skol inovou o que se conhece acerca da cerveja, atingiu um mercado novo, ou seja, criou uma demanda antes inexistente, criou um novo oceano azul.

 

Sendo assim, quando uma empresa decide criar um oceano azul, é preciso sair do óbvio e das necessidades normalmente exigidas pelo consumidor. Por exemplo, os apreciadores habituais de cerveja jamais apreciariam o sabor da Skol Beats, pois ela não atende os requisitos do que, para esse público, seria chamado de uma boa cerveja. Entretanto, o sucesso do produto é inegável, ou seja, a Skol, mudou os requisitos da “boa cerveja”, infringiu as regras do mercado cervejeiro e criou um sucesso de mercado.

 

Existem algumas ferramentas e matrizes que auxiliam os gestores na aplicação do oceano azul, todavia, quando se deseja criar um novo oceano, o empresário deverá ter em mente, que é um método arriscado, que extrapola a ideia de mercado de menor custo e cria uma inovação de valor, que pode ser um sucesso extremo, ou um fracasso marcante na história da empresa.

 

 

Como vencer o meu competidor?

Camila Rodrigues

Estudante de Engenharia de Produção, UFMG

Aluna do décimo período de Engenharia de Produção, pela UFMG ex intercambista do programa Ciência sem Fronteiras e formada em Eletrônica pelo CEFET-MG.

Faça seu comentário

perguntas e respostas no total.

Tenha Resultados Incríveis

Tenha Resultados Incríveis!

Receba artigos, dicas, tutoriais de como melhorar seus resultados e aumentar sua performance.

Totalmente exclusivo e gratuito!


Inscrito com sucesso!