Escolha uma Página

IVA (Imposto sobre Valor Agregado):
Como este imposto influenciará na sua vida

 

Você sabe o que é IVA? Já ouviu falar alguma vez? Já leu um pouco sobre? Não?! Pois bem, continue comigo nesse artigo que você vai saber do que se trata e como ele irá influenciar sua vida e seu negócio.

 

O que é?

O IVA, ou Imposto sobre Valor Agregado, é um projeto de imposto a ser implantado no país cujo objetivo visa substituir diversos tributos tais como o PIS, Cofins e IPI (tributos federais), o ISS (tributo municipal) e o ICMS (tributo estadual). Atualmente, sua aprovação ainda está sendo estudada pelo governo.

 

Já praticado em diversos países da Europa e da América do Sul, o novo imposto seria não-acumulativo, sendo somente cobrado no destino em que o bem ou serviço é consumido, abrangendo mais de 400 mil itens da economia do país. Com isso, segundo o diretor do Centro de Cidadania Fiscal (CCiF) Bernard Appy, o valor do PIB brasileiro poderia ser elevado em 10% nos anos seguintes de sua aprovação.

 

O que muda na prática?

Atualmente no Brasil, os insumos para a produção de um bem ou serviço são tributados separadamente, ou seja, sua cobrança é consecutiva, onde não há o abatimento do imposto já pago na fase anterior. Matérias-primas, embalagens e demais insumos utilizados nas fases de produção eram tributados, bem como o produto final, novamente tributado.

 

Por exemplo, em uma confecção, há a incidência de tributos nos insumos, como tecido, botões e etc. Ao vender os produtos prontos para uma loja, a mesma também irá pagar impostos sobre aqueles produtos. Por fim, o cliente final também irá pagar mais impostos. Percebe como há uma grande burocracia e, pior, um “retrabalho” em relação à tributação desses bens?

 

Com a implantação do IVA, somente o consumidor final iria pagar um determinado valor referente ao novo tributo. Seria um valor percentual sobre o valor de compra. Assim, o lojista iria pagar ao Governo Federal somente a diferença entre o valor do IVA que ele recebeu e o valor que ele deve pagar por ter adquirido os bens.

 

IVA x ICMS

Um importante questionamento levantado na aprovação ou não do IVA é a possível substituição do ICMS. Porém, tenho uma notícia ruim para você. O imposto responsável por arrecadar mais de R$ 400 bilhões por ano, representa 20% do total de impostos pagos no Brasil, não será extinto. E não, o brasileiro não pagará menos impostos com a aprovação do IVA.

 

A verdade é que o ICMS seria substituído gradualmente pelo IVA. Estima-se que essa transição leve, no mínimo, 5 anos. Mas como a vida não é um mar de espinhos, venho lhe trazer uma boa notícia! As empresas que realizam vendas para outros estados têm um bom motivo para se entusiasmar.

 

Para realizar vendas interestaduais, a empresa precisa conhecer as alíquotas de ICMS do estado comprado, além da do estado em que reside. Segundo o presidente do SEBRAE, Guilherme Afif Domingos, o maior problema do sistema tributário brasileiro é justamente o ICMS, pois, segundo ele, as 27 legislações diferentes criam barreira de estado para estado. As diferentes legislações facilitam a descumprimento das obrigações tributárias dos contribuintes, ou seja, devido à complexidade do tributo, há um grande número de evasão fiscal involuntária.

 

Além disso, há o Difal (Diferencial de Alíquota), também aplicado nessa situação. Então, haverá uma padronização das alíquotas e, desta forma, a burocracia seria reduzida, beneficiando as empresas que realizam esse tipo de transação.

 

Então, amigo empreendedor, devemos nos manter atualizados e acompanhar o processo na Câmara dos Deputados. Além do mais, qualquer decisão tomada terá um impacto direto na sua empresa. Se há um fato nessa história toda é que o sistema tributário brasileiro pode – e deve! – ser melhorado. Abraços e até a próxima!

 

IVA (Imposto sobre Valor Agregado): Como este imposto influenciará na sua vida

Vinícius D'Angelo

Estudante de Administração e Consultor de Empresas

Aluno de Administração da PUC Minas. Técnico em Administração pelo SEBRAE/BH e atual consultor de empresas na Terra Gestão com experiência em Plano de Negócios, Planejamento Estratégico e Plano de Contas.

Faça seu comentário

perguntas e respostas no total.

Tenha Resultados Incríveis

Tenha Resultados Incríveis!

Receba artigos, dicas, tutoriais de como melhorar seus resultados e aumentar sua performance.

Totalmente exclusivo e gratuito!


Inscrito com sucesso!