Escolha uma Página

O desafio dos negócios de pequeno e médio porte durante a crise

 

A alta da inflação e dos juros, aumento de desemprego e diminuição do rendimento médio real dos trabalhadores, desaceleração do consumi podem explicar essa queda no faturamento dos pequenos negócios e ainda a falência de outros desde o início da crise econômica no Brasil. A pergunta é, como driblar a crise e garantir a sustentabilidade da sua empresa a longo prazo?

 

Em um momento em que o mercado não é favorável o “fazer certo” se torna crucial, e o fator que irá separar o joio do trigo é a seriedade com que as empresas lidam com a gestão do negócio, focando em planejamento, eficiência e eficácia.

 

Mesmo em pequenas empresas é necessário tomar cuidado sobre como os processos e operações são geridos, isso significa deixar de fazer as coisas como sempre foram feitas e adotar métodos de trabalho e implantar rotinas de execução.

 

Outro fator que merece atenção são as pessoas, é importante capacitar e valorizar os colaboradores, evitando que a empresa tenha um índice de rotatividade de pessoal alto, incorrendo em custos inoportunos.

 

As empresas de maior porte já têm adotado ferramentas para o controle do negócio, empresas menores também podem obter vantagens estabelecer ferramentas de gestão para controlar a execução das operações, e assim, obter o máximo de eficiência. As ferramentas podem ser simples e devem englobar controle de indicadores financeiros, vendas e acompanhamento do planejamento e das metas estabelecidas.

 

Não podemos deixar de fora desta análise os clientes, no momento em que as vendas caem, percebe-se que a companhia não conhece bem seus clientes. fidelizá-los é uma questão de conhecer suas necessidades a fundo, até mesmo uma simples caixa de sugestões e reclamações é uma fonte valiosa de informação.

 

Por fim, manter um fluxo de caixa saudável minimiza os riscos de falência ou problemas financeiros em tempos de crise, na sua forma mais simples, fluxo de caixa é o movimento de dinheiro dentro e fora de seu negócio. As empresas que se propuserem a adotar melhores práticas de gestão, como as citadas, irão sobreviver a longo prazo e obter um melhor desempenho.

 
 

O desafio dos negócios de pequeno e médio porte durante a crise

Fernanda Marques

Administradora

Estudante de Administração da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, ex Diretora Comercial da PUC Consultoria Jr. atuou como consultora de empresas, tendo como foco projetos de gerenciamento da receita em empresas de grande porte.

Faça seu comentário

perguntas e respostas no total.

Tenha Resultados Incríveis

Tenha Resultados Incríveis!

Receba artigos, dicas, tutoriais de como melhorar seus resultados e aumentar sua performance.

Totalmente exclusivo e gratuito!


Inscrito com sucesso!