Escolha uma Página

Três dicas para aumentar a produtividade de sua equipe

 

No âmbito empresarial, a gestão de pessoas é diretamente relacionada ao sucesso de um empreendimento. Com isso, é designada ao gestor a responsabilidade de maximizar os resultados de sua empresa através de técnicas que otimizem a produtividade de sua equipe, assumindo o papel de líder. Apresento a seguir cinco dicas que ajudarão o gestor a alcançar os objetivos da organização.

 

1. Conheça bem sua equipe
Primeiro, o gestor deve conhecer as competências, habilidades e atitudes de cada pessoa, possibilitando uma melhor distribuição de tarefas de modo estratégico. Assim, ele irá designar a atividade certa para a pessoa certa, garantindo uma maior produtividade.
 
O conhecimento pode ser adquirido através de graduações, pós-graduações, treinamentos, cursos e diversas outras formas de educação continuada. Já a habilidade consiste em aliar a teoria à prática, aplicando os conhecimentos em situações reais de trabalho. Por fim, a atitude representa a vontade de realizar um bom trabalho e conquistar seus objetivos.
 
Cada funcionário possui um nível de conhecimento, habilidade e atitude, culminando em um perfil especifico, se diferenciando dos demais. Através de tal conhecimento sobre seus colaboradores, o gestor poderá engajá-los a fim de atingir as metas almejadas pela organização.

 

2. Meça a produtividade com frequência
Após conhecer o perfil de cada funcionário, o gestor deve mensurar a produtividade da sua equipe através de indicadores de produtividade que podem ser aplicados diariamente, semanalmente ou mensalmente.
 
Tais ferramentas são capazes de indicar se a equipe está realizando suas atividades dentro do esperado ou se será necessário tomar alguma medida para que os resultados sejam alcançados no tempo determinado.
 
Além de gerenciar as atividades praticadas pela equipe, os indicadores de produtividade poderão ser utilizados como dados históricos, com o objetivo de avaliar cada colaborador individualmente. Com isso, o gestor será capaz de potencializar o desempenho do funcionário, identificando quais pontos precisam ser melhorados.

 

3. Converse com sua equipe
Por fim, o constante diálogo entre o gestor e seus colaboradores possibilitará a melhora do trabalho em equipe, impactando diretamente no aumento da produtividade.
 
Através do feedback, cada funcionário poderá informar ao seu superior como anda seu relacionamento com os demais membros da empresa, quais pontos podem ser melhorados e quais estão atingindo as expectativas. Além disso, o diálogo permitirá o gestor apresentar os pontos necessários para o crescimento profissional de cada colaborador, através da comparação e análise dos objetivos propostos e resultados obtidos.
 
Ao perceberem que possuem abertura para dialogar e expor suas ideias ao seu superior, os membros da equipe ficarão mais confiantes em desenvolver suas tarefas, culminando na melhora da qualidade dos serviços realizados.

 

Conclusão
Após a implementação desse conjunto de práticas, é importante analisar e avaliar quais valores foram gerados para a empresa e quais resultados foram alcançados. Com isso, o gestor poderá mensurar e verificar quanto foi o aumento da produtividade de sua empresa.

 
 
 

Três dicas para aumentar a produtividade de sua equipe

Vinícius D’Angelo

Consultor de Projetos Júnior

Aluno de Administração da PUC Minas. Técnico em Administração pelo SEBRAE/BH e atual consultor de projetos na PUC Consultoria Jr. com experiência em Plano de Negócios.

Faça seu comentário

perguntas e respostas no total.

Tenha Resultados Incríveis

Tenha Resultados Incríveis!

Receba artigos, dicas, tutoriais de como melhorar seus resultados e aumentar sua performance.

Totalmente exclusivo e gratuito!


Inscrito com sucesso!